
Os produtos de higiene que eu uso podem causar câncer?
11 de novembro de 2024
Janeiro Branco – Atenção à Saúde Mental
23 de janeiro de 2025No nosso texto sobre o que é o câncer (leia o texto aqui), mencionamos que um dos mecanismos que pode levar ao desenvolvimento do câncer é a Herança Genética. Mas o que é isso?
Herança genética, ou hereditariedade, é o processo pelo qual os filhos herdam as informações contidas no DNA dos pais. Simplificadamente, os filhos recebem 50% das informações genéticas (ou o DNA) do pai e 50% das informações genéticas (ou o DNA) da mãe. Assim, metade dos genes que você tem veio do seu pai e a outra metade da sua mãe.
Isso porque cada célula que forma o zigoto (que é a primeira célula que irá formar o bebê), é uma célula haploide (n), o que significa que essa célula possui apenas metade do material genético de uma célula comum ou diploide (2n). Portanto, um espermatozoide e um óvulo têm metade do DNA de uma célula comum que constitui nosso corpo. E, quando eles se juntam, formam uma célula (o zigoto) que vai dar origem ao embrião. O embrião é o conjunto de células que vai se desenvolver até formar um novo ser humano! Veja na figura abaixo esse processo de forma ilustrada:
Agora que já fizemos nossa revisão de embriologia (!), vamos relembrar que o câncer é causado por mutações nos genes, que, associados a outros fatores do próprio organismo ou do ambiente, levam ao desenvolvimento da doença.
Então, se os pais possuírem uma cópia de um gene com alguma alteração associada ao início de um tumor, eles podem, sim, transmitir esses genes que predispõe o organismo ao câncer para os filhos.
Algo importante de se notar aqui é que não é apenas uma mutação em um gene que vai causar o câncer. O pai ou a mãe podem ter esse gene alterado e não desenvolverem nenhum tumor. Mas se outras alterações nesse mesmo gene ou em outros genes acontecerem, então o processo tumoral tem início.
Dessa forma, não é porque um filho herdou um gene de seus pais com uma mutação que ele vai, certamente, desenvolver o câncer. Isso depende de vários outros fatores, como outros genes alterados, e também a influência do ambiente e hábitos pessoais. Aproveita pra ver nossos outros textos dessa série, que explicam como isso ocorre veja aqui!
Um exemplo disso é o que acontece no câncer de mama. Já se sabe que, em torno de 10% dos casos de câncer de mama, são causados por mutações passadas de mãe e/ou pai para a filha ou o filho (sim, os homens também desenvolvem câncer de mama: 1% de todos os casos de câncer de mama ocorrem em homens).
Os genes mais famosos ligados ao câncer de mama hereditário são o BRCA1 e BRCA2, por serem bem estudados e divulgados, mas existem vários outros, como, por exemplo, TP53, PTEN, PALB2. Esses genes também estão ligados ao câncer de ovário ou de próstata, em alguns casos.
O fato de um gene ter uma mutação que predispõe ao câncer pode aumentar muito a chance de desenvolver um tumor maligno. Por isso, saber dessa alteração serve para ficarmos atentos de que temos um risco maior de desenvolver um tumor. Assim, o seu médico pode pedir um exame genético se você tiver vários casos de câncer de mama na família, por exemplo. O exame vai mostrar se você tem mutações em genes ligados a esse tipo de câncer.
Isso não quer dizer, como já mencionamos acima, que você irá, com certeza, desenvolver esse tipo de tumor. Mas quer dizer que você tem um risco individual maior de ser diagnosticado com câncer de mama no futuro. O seu médico, então, pode pedir que você fique mais atento aos sintomas desse tipo de câncer e também que você faça exames, como a mamografia, com maior frequência ou a partir de uma idade mais jovem. O câncer de mama, quando descoberto nos estágios iniciais, tem uma alta chance de cura. Assim, saber dessas alterações nos seus genes, pode fazer com que você se cuide mais, e não tenha sérios problemas, mesmo se desenvolver a doença. É uma estratégia de prevenção!
No entanto, já se sabe que apenas entre 5-10% das pessoas desenvolvem câncer de relacionado a algum gene que foi herdado dos pais. Isso quer dizer que, de 90% a 95% das pessoas que têm câncer, não tinham nenhum dos pais ou outros parentes com câncer na família. Por isso, não deixe de se informar e se prevenir quanto a essa doença! Por ser uma doença multifatorial, ela pode ter início a partir de novas mutações nos seus genes, provocadas por fatores internos ou externos ao seu organismo.
E CUIDADO!!!
Um erro que muitas pessoas cometem é confundir os termos GENÉTICO e HEREDITÁRIO.
O câncer é uma doença GENÉTICA, pois ela tem como base alterações nos nossos genes.
Mas o câncer pode ou não ser HEREDITÁRIO! Hereditário tem a ver com um gene que é transmitido dos pais para os filhos, como falamos no início deste texto. Para um indivíduo desenvolver um câncer hereditário, ele precisa herdar um gene com uma mutação associada ao câncer do seu pai ou da sua mãe.
É muito importante conversar com seu médico caso alguém na sua família, como mãe, pai, irmãos, avós ou tio(as), tenha desenvolvido qualquer tipo de tumor.
Dependendo do caso, se o médico suspeitar de que suas chances de desenvolver um câncer são muito altas, ele pode pedir um teste genético para investigar melhor. E assim, você pode fazer um acompanhamento mais rigoroso e, se for o caso, detectar o câncer de maneira precoce. Isso aumento muito as chances de cura!
Portanto, tendo casos de câncer na família ou não, previna-se! Esteja sempre bem informado e atento a mudanças no seu corpo que possam indicar alguma doença. Lembre-se que uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e bons hábitos pessoais, como não fumar ou ingerir bebidas alcoolicas, por exemplo, ainda são a melhor forma de prevenir o câncer!
Referências
- Wood ME, McKinnon W, Garber J. Risk for breast cancer and management of unaffected individuals with non-BRCA hereditary breast cancer. Breast J. 2020;26(8):1528-1534. doi:10.1111/tbj.13969
- Instituto Nacional de Câncer (INCA) – https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/hereditariedade
1 Comentário
[…] Herança Genética: temos um texto que explica isso em detalhes! […]