Conheça seus limões (e previna-se contra o câncer de mama)!

A História da Genética: um resumo dos principais eventos que nos trouxeram até a genômica moderna
26 de setembro de 2025
Câncer de próstata: fatos essenciais que todo homem (e quem se importa com eles) deveria saber
27 de novembro de 2025
A História da Genética: um resumo dos principais eventos que nos trouxeram até a genômica moderna
26 de setembro de 2025
Câncer de próstata: fatos essenciais que todo homem (e quem se importa com eles) deveria saber
27 de novembro de 2025

Hoje queremos apresentar para vocês uma organização muito interessante que ajuda a salvar vidas que poderiam ser perdidas para o câncer de mama.

É a Fundação Know Your Lemons (traduzindo para o português, Conheça Seus Limões!). Eles desenvolveram uma campanha muito legal usando imagens de limões para promover a detecção precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, e que atinge muitas mulheres (e homens também!). A Dra. Raquel é a única educadora da fundação Know Your Lemons no Brasil, desde 2020, e agora também é embaixadora nas redes sociais!

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de mortes por câncer de mama em 2021 foi de 18.139 mulheres e 220 homens. E por volta de 74.000 mil novos casos dessa doença surgem no Brasil a cada ano.

O que impacta a sobrevida de pessoas diagnosticadas com câncer de mama?

São vários fatores, mas principalmente:

  • demora no relato de sintomas a um médico
  • não ter acesso a exames diagnósticos ou tratamento (e isso inclui questões culturais, como ter vergonha ou achar que não precisa ser examinada por um/a ginecologista regularmente, questões financeiras que podem influenciar o acesso ao sistema de saúde, seja pela dificuldade de ir até um posto ou hospital da rede pública, demora no atendimento, entre outras coisas)
  • não saber identificar um sinal do câncer de mama quando tiver um
  • médicos que não sabem bem como diagnosticar e tratar o câncer de mama (infelizmente, nem todos os médicos são especialistas nisso e muitos não se atualizam ao longo de suas carreiras para prestar o melhor atendimento possível. Se desconfiar que seu médico pode estar deixando passar algo importante no diagnóstico ou tratamento, procure uma segunda opinião).

Quando detectado no início, a chance de cura do câncer de mama é de 99%. Por isso, detectar um sintoma assim que ele surgir, é muito importante para ter as melhores chances de sucesso no tratamento.

Você sabia que existem 12 sinais de que o câncer de mama está se desenvolvendo? Em um estudo feito pela Fundação Know Your Lemons, apenas 2% das mulheres entrevistadas sabiam todos os 12 sinais. Saber identificar os sintomas do câncer de mama é vital para que as chances de cura aumentem. Por isso, trazemos agora para vocês esta imagem que pode salvar vidas e a explicação para cada um dos 12 sintomas. Confira a seguir: 

Vamos começar com a mudança de textura na pele, uma área espessa ou áspera em alguma região do seio: você pode perceber que uma parte do seu seio é diferente do resto, sendo menos “mole” e mais “densa”. Pode ser algo normal relacionado à menstruação ou à amamentação. No entanto, um espessamento na mama que não desaparece ou piora também pode ser um sinal de câncer de mama. O espessamento pode ser na pele (que é um sinal do câncer de mama inflamatório) ou mais profundo na mama. Este espessamento é causado quando as células de câncer estão bloqueando a circulação da mama (pelos vasos sanguíneos ou linfáticos) ou quando um tumor está crescendo perto da superfície da pele. É diferente de um nódulo duro, que se forma quando as células de câncer crescem muito próximas umas das outras. Isto não deve ser confundido com a “densidade mamária”, que não se refere a uma sensação na mama. A densidade mamária só pode ser determinada por um laudo de mamografia

Outro sintoma do câncer de mama é uma depressão na pele semelhante a uma “covinha”. Uma covinha (ou reentrância) no seio pode ocorrer quando a roupa apertada deixa uma marca temporária na pele, ou é causada pela celulite. Mas se uma covinha no seio não se move com o resto da pele quando você levanta e abaixa os braços, se piora ou se apareceu por si só, pode ser um sinal de câncer de mama. Este sintoma é causado quando um tumor (nódulo) no fundo da mama puxa a pele e o tecido para dentro, fazendo com que a superfície da mama recue. Algumas vezes este nódulo pode ser sentido, outras vezes não. Uma covinha pode ser vista mais facilmente ao levantar os braços acima da cabeça para ver se toda a pele da mama se move junto quando você levanta e abaixa os braços. (Dica de ouro: ter uma fonte de luz diretamente acima da cabeça pode ajudar a criar sombras para mostrar as covinhas mais claramente.)

O terceiro sintoma sobre o qual falaremos é a crosta no mamilo. A crosta no mamilo pode ser uma doença de pele, como o eczema, ou algum problema que ocorre durante a amamentação. Mas se os remédios para a pele não resolverem o problema, pode ser um sinal de câncer de mama, nesse caso chamado “doença de Paget”. Isto acontece quando as células cancerígenas se espalham no interior da mama e pelo mamilo, criando uma superfície com crostas vermelhas ou brancas, semelhante a uma ferida em cicatrização, que pode ser dolorosa e não desaparece. Também pode causar coceira persistente.

Outro sinal do câncer de mama é dor ou coceira em um ponto. Dor nos seios é algo normal e, muitas vezes, inofensiva, geralmente relacionada aos hormônios e às mudanças do ciclo menstrual. Mas se a dor for em um ponto só, persistente (que não muda com o ciclo menstrual) ou se estiver piorando, é bom investigar, assim como você faria com qualquer dor inexplicada em outra parte do corpo. A dor é mais suspeita se vier acompanhada de outro sintoma de câncer de mama. Assim como a dor, coceira nos seios geralmente não é um sintoma do câncer de mama. Mas, em alguns casos, o câncer pode afetar terminações nervosas e causar uma coceira que não passa (como acontece no câncer de mama inflamatório).

 Mais um sintoma do câncer de mama é a secreção inesperada. Secreção saindo do mamilo é comum e, na maioria das vezes, é inofensiva (benigna). Normalmente está relacionada com o desenvolvimento das mamas, infecções, cistos, gravidez ou amamentação. No entanto, além destes casos, secreção saindo da mama é algo que deve ser verificado, especialmente se for transparente ou apresentar sangue.

As feridas na pele também podem ser um sinal do câncer de mama. Algumas vezes, o câncer de mama pode se proliferar a ponto de romper a pele da mama, formando uma ferida aberta. A infecção pode provocar mau cheiro e/ou secreção. Esta situação é normalmente acompanhada por um evidente nódulo duro. Este é um sinal avançado da doença, o que significa que já está presente há algum tempo.

Algumas vezes, um nódulo de câncer encontra-se na superfície da mama, formando uma saliência. No entanto, nem todos os nódulos e saliências são cânceres. Muitos são cistos (acumulação de líquido) ou nódulos benignos e inofensivos constituídos por vários tipos de tecido (fibroadenomas). Muitas mulheres têm mamas com nódulos e saliências. No entanto, se for algo novo, consulte um médico. Isto não deve ser confundido com uma ferida no seio. Um golpe direto na mama não causa câncer. Algumas vezes, uma lesão pode originar um nódulo conhecido como “necrose gordurosa”. Trata-se de tecido cicatricial que pode se formar quando o corpo repara naturalmente o tecido adiposo mamário danificado. Se outros exames forem inconclusivos, como uma mamografia ou um ultrassom, a observação das células do nódulo ao microscópio (feita com uma biópsia) pode ajudar a determinar se é câncer.

O mamilo invertido é mais um sinal do câncer de mama. Os mamilos invertidos podem ser normais (se forem assim desde o início do desenvolvimento dos seios). No entanto, se notar que o seu mamilo está se invertendo, achatando ou virando, pode ser sinal de que um tumor na mama está se formando por baixo, puxando o mamilo para si à medida que cresce.

As veias salientes são um dos sintomas mais raros do câncer de mama e estão normalmente incluídas na categoria geral “outras alterações inofensivas” ou “alterações cutâneas”. O aparecimento de novos vasos sanguíneos não é normalmente um sinal de câncer. Mais frequentemente, está relacionado com o aumento de peso, a amamentação ou a doença de Mondor. No entanto, se as veias se tornarem mais salientes fora destas alterações, na mama ou perto da clavícula (e algumas vezes acompanhadas de um braço inchado), isto pode ser um sinal de câncer de mama que está absorvendo mais sangue para si e a veia aumenta de tamanho para permitir o fluxo sanguíneo adicional.

Mais um sintoma do câncer de mama: alteração no formato ou tamanho dos seios. É comum que uma mama seja diferente da outra em tamanho e formato. Nosso corpo é conhecido por essas diferenças. A amamentação também pode causar alterações no tamanho ou formato como resultado da produção de leite. Mas se uma das mamas mudar de tamanho, ficar achatada, inchada ou cair inesperadamente — e não estiver relacionado com o seu ciclo menstrual — isso pode ser um sinal de câncer de mama.

O penúltimo sinal do câncer de mama é cor ou textura na pele. Se a mama mudar de cor (ficando avermelhada ou escura), de textura (como uma irritação na pele ou com aspecto de casca de laranja), ou ficar quente, geralmente é um sinal de infecção, crescimento das mamas, amamentação ou até eczema. Mas se o tempo, antibióticos ou outros tratamentos não resolverem o problema, pode ser um sintoma do câncer de mama inflamatório (CMI). Esse tipo de sintoma pode ser difícil de ver na mamografia, porque geralmente não forma um nódulo. Por isso, é muito importante contar ao médico sobre qualquer mudança na pele da mama.

E por fim, temos o nódulo duro. O sinal mais comum do câncer de mama é um nódulo profundo na mama. Geralmente, parece duro, como uma semente de limão. Pode ter qualquer formato ou tamanho. Nem sempre é fácil sentir um nódulo no autoexame. Se você tiver acesso ao rastreamento do câncer de mama, faça-o—uma mamografia pode detectar um nódulo muito antes que ele possa ser sentido. A maioria dos nódulos acaba sendo inofensiva, como um cisto cheio de líquido ou um fibroadenoma. Muitos nódulos surgem e desaparecem com o seu ciclo menstrual (é comum os seios ficarem mais sensíveis ou com caroços durante a última metade do seu ciclo, o que se resolve sozinho após iniciado um novo ciclo). Mas se perceber que um nódulo não desaparece, piora ou tem uma sensação diferente dos outros nódulos da sua mama e não está presente no mesmo lugar na outra mama, não deve ignorá-lo. Quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, mais facilmente pode ser tratado. A maioria dos nódulos acaba sendo benigna, por isso, fique esperta, cuide da sua saúde e peça exames para investigar. Se um sintoma for apresentado ao seu médico e as suas preocupações forem ignoradas, não há problema em insistir para ser investigado por exames ao invés de suposições. O câncer pode acometer idosos e jovens e, embora estatisticamente aconteça mais em pessoas idosas, não se deve ignorar um sintoma devido às estatísticas. Confie nos seus instintos e, se algo não parecer bem para você, defenda seus interesses até ter uma resposta clara. Algumas vezes, isso requer uma biópsia.

Agora que já falamos de todos os sinais do câncer de mama, que tal compartilhar com todo mundo a imagem que pode salvar vidas? E o melhor, em português!!! Sabia que nós traduzimos essa campanha da Know Your Lemons pro português do Brasil? O que vocês acharam? Contem pra gente aqui nos comentários.

E acessem o site https://www.knowyourlemons.org/ para saber mais sobre essa campanha super legal! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »