
Fatores de risco para o câncer: O papel da obesidade
30 de junho de 2025
Todos Somos Transcritos: Leituras essenciais sobre genética, câncer e outras coisas mais!
9 de setembro de 2025Olá, pessoal! Gostariam de saber um pouco mais sobre mim?
Sempre tive a intenção de compartilhar sobre a prevenção do câncer de forma simples e acessível a todos. Esse é um dos meus maiores propósitos. Por isso, comecei esse blog e, em paralelo à minha jornada como pesquisadora, me tornei voluntária da Fundação Know Your Lemons no final de 2020, em plena pandemia, para não deixar de informar as pessoas sobre essa doença mesmo naquele momento tão difícil para todos.
Esse texto abaixo foi postado no site da Fundação Know Your Lemons em agosto de 2021 e conta um pouco sobre por que decidi me dedicar à pesquisa e divulgação científica do câncer e meu voluntariado com eles:
Educadora do mês: Raquel Rodrigues Peres
Escrito por Know Your Lemons (link para o original)
A Educadora deste mês é Raquel, que após apenas alguns meses conosco como Educadora Voluntária Global, ofereceu seu tempo para traduzir toda a nossa campanha para a sua língua materna – português brasileiro. Isto significa que agora mais de 210 milhões de pessoas podem ver a nossa campanha na sua própria língua, o que – para nós – é incrível! Estamos muito gratos à Raquel pelo trabalho árduo que investiu neste projeto e pelo tempo que está dedicando ao voluntariado como Lemonista. Leia a sua história abaixo.
“Olá, meu nome é Raquel e sou do Brasil. Sou bióloga, pesquisadora e tenho um doutorado em Ciências da Saúde. Trabalho principalmente com pesquisas sobre genômica do câncer de mama, desde 2007, quando iniciei o meu mestrado no Hospital da Mulher – CAISM, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brasil.
Conheci várias pessoas que tiveram câncer e vi como isso era difícil para as suas famílias e amigos. A minha avó paterna morreu de câncer colorretal um ano antes de eu nascer. Desde que eu era adolescente, tudo isso me fez querer pesquisar essa doença, esperando que um dia o meu trabalho tivesse um propósito e ajudasse a vida das pessoas. Quando estava prestes a começar o meu mestrado, escolhi estudar o câncer de mama porque é o tipo de tumor que mais afeta as mulheres no mundo. As estatísticas pareciam chocantes para mim e eu queria poder ajudar o máximo possível.
Alguns anos mais tarde, a mãe da minha melhor amiga desde o Ensino Fundamental foi diagnosticada com câncer de mama aos 42 anos. Felizmente, ela identificou a doença cedo e o tratamento foi bem-sucedido. Depois, em 2015, fui obrigada a enfrentar essa situação terrível de ter um membro da família com a doença. Desta vez, a minha avó materna foi diagnosticada com câncer de pâncreas avançado. Apesar do tratamento, ela só viveu mais 5 meses após o diagnóstico. Foi devastador para a família.
Depois de todas as experiências que tive com pacientes do hospital, a mãe da minha amiga e finalmente com a minha avó, decidi que deveria ajudar a conscientizar mais intencionalmente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer.
Vários conhecidos me perguntam sobre o câncer de mama, porque sabem que eu trabalho nesse campo de pesquisas, e querem esclarecer algumas das suas dúvidas. No Brasil, o baixo nível de educação de uma grande parte da população, as dificuldades econômicas e o limitado acesso ao sistema de saúde são questões que têm um grande impacto no diagnóstico precoce de vários tipos de tumores, incluindo o câncer de mama. Embora viva numa parte do país onde o acesso à informação é vasto e onde existem mais hospitais de câncer, infelizmente não é esse o caso para outras regiões.
Algumas vezes fui chamada para dar palestras sobre a saúde das mulheres em bairros de baixa renda na minha cidade. Enquanto pesquisava para me preparar para essas aulas, encontrei a Fundação Know Your Lemons.
Achei surpreendente como os gráficos podiam explicar claramente os sintomas do câncer de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, assertiva, o que é perfeito para o público brasileiro. Foi aí que decidi me tornar educadora voluntária!
Há algum tempo, realizei várias palestras na minha comunidade. As pessoas receberam muito bem as informações e acharam os sinais do câncer de mama fáceis de compreender, devido à comunicação visual. Também compartilharam histórias sobre diagnósticos e dicas de campanhas de mamografia gratuitas. Nas redes sociais, algumas pessoas têm dúvidas ou ficam espantadas com os sintomas que não conheciam.
A pandemia tem sido bastante limitante em termos de educação sobre o tema. Contudo, acredito que agora é o momento em que é crucial aprender sobre os sintomas do câncer de mama, uma vez que as mulheres têm tido menos acesso aos hospitais e ao rastreamento.
Assim, a minha estratégia tem sido compartilhar as imagens da Know Your Lemons nas redes sociais, que são particularmente populares. A resposta tem sido ótima. O povo brasileiro é tão interessado no Instagram e no Facebook, então acho que esta é a forma mais eficaz de obter sua atenção inicial. Eu também ensino e respondo a perguntas online.
A campanha Conheça os Seus Limões me ajuda a colocar os conhecimentos médicos numa linguagem visualmente simples para todos. É tão criativo e relevante para o diagnóstico precoce. Espero conseguir fazer a diferença na vida das mulheres através da Know Your Lemons e de alguma forma ter um impacto sobre a saúde pública do meu país”.
Você é verdadeiramente uma inspiração, Raquel. Obrigado pelo seu empenho em ensinar o povo do seu país e na sua língua materna!
Se VOCÊ quiser nos ajudar a tornar o material acessível a mais pessoas, pode fazê-lo mediante doações – ter material educativo na sua língua materna pode fazer toda a diferença e ajudar alguém a detectar o câncer de mama mais cedo! www.knowyourlemons.org/donate